quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

História do Carnaval

O Carnaval é uma festa muito antiga que teve início na Grécia, antes de Cristo.
Nessa altura fazia-se a festa em agradecimento aos deuses pela fertilidade das terras.
Hoje em dia o Carnaval é tempo de fantasia, festa, divertimento e exagero. As pessoas vestem roupas diferentes das que costumam usar, usam-se máscaras e pinturas, desfila-se nas ruas a pé e em carros alegóricos e dança-se ao som da música.
De todos os Carnavais, os mais conhecidos são o do Brasil, o da Madeira e o de Veneza.
O Carnaval do Brasil é o mais espectacular porque demora quase um ano a ser organizado e tudo é pensado ao pormenor: prepara-se os vestidos e os fatos mais incríveis, as danças nas escolas de samba, prepara-se o desfile e enfeitam-se os carros alegóricos para que sejam os melhores e os mais fantásticos.
Nesta altura, o Brasil pára por completo e recebe milhares de visitantes.
Na Madeira é diferente porque a festa é mais pequena, mas o entusiasmo dos participantes é o mesmo.
Em Veneza o Carnaval é festejado em salões e noutros espaços fechados. O ambiente é mais calmo, não há tanta folia mas há muito requinte e bom gosto.
A terça-feira de Carnaval antecede o início da Quaresma. Na chamada Terça-feira Gorda é de tradição comer-se Cozido à Portuguesa.

Trabalho colectivo do 4º ano

História do Carnaval


quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A formação das palavras...


Ao lermos os diferentes tipos de texto, tentamos adivinhar o significado das palavras a partir de algumas pistas que a nossa professora nos ensinou...

Observamos a estrutura da palavra, procurando retirar alguma unidade com significado, através do radical, descobrindo os sufixos ou prefixos ou até pelos elementos gregos ou latinos usados na formação de algumas das palavras portuguesas.




.


Também estivemos a formar verbos com os prefixos des- e re-



E ainda acrescentámos o sufixo -eiro em alguns nomes comuns formando novas palavras.


Os alunos do 4º ano