quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O QUE É A "VIMÁGUA"?

Embora S. Pedro não tenha estado do nosso lado, fomos fazer uma visita à Estação de Tratamento de Águas - Vimágua - existente nas Caldas das Taipas.


A captação da água faz-se no rio Ave, sendo utilizados uns tubos muito largos que retiram a água de uns poços.



A água retirada passa por filtros que estão mergulhados no rio. Esses filtros realizam a sua função utilizando seixos e areia mais fina. Assim, a água liberta-se de pequenos bichinhos e de outro tipo de impurezas.


Depois, é cunduzida através de tubagens que se encontram por baixo de um passadiço até ao reservatório. Antes de lá entrar ainda recebe tratamento: uma injecção de cloro e de leite de cal.



A água está agora em condições de passar para o reservatório.


Antes de ser distribuída para a rede de abastecimento público é analisada no laboratório.


Esta empresa está em constante actividade e as pessoas que lá desempenham as suas funções trabalham por turnos.
A Vimágua abastece de água os concelhos de Guimarães e de Vizela.
A nossa visita chegou ao fim. Aqui fica registado um bocadinho daquilo que vimos.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O Ensino da Compreensão de Textos Informativos

Nos dias que antecederam o trabalho, os alunos recolheram a informação possível acerca do tema a desenvolver ( os golfinhos). Os dados recolhidos foram debatidos colectivamente. Fez-se a leitura de um texto sobre golfinhos e foram discutidos os novos conhecimentos. Depois de responderem a um questionário, os alunos preencheram uma ficha onde puderam registar o que já sabiam sobre o assunto, o que aprenderam, o que gostariam ainda de saber e onde podem procurar mais informação.






Por fim, cada aluno escreveu um pequeno texto sobre o tema trabalhado.

Os alunos do 4º ano
.

O Ensino da Compreensão de Textos Informativos


A vida dos golfinhos

Os golfinhos, tal como os seus primos, as orcas e os cachalotes, são cetáceos.
Têm quatro barbatanas que lhes permite nadar depressa e dar saltos a cincos metros de altura fora de água. Vivem em grupos junto á superfície, onde caçam peixes e lulas.
Os golfinhos são muito inteligentes. Têm uma pele lisa e escorregadia.
Alimentam-se de lulas, camarões e peixes. Os golfinhos têm duzentos dentes, cem em baixo e cem em cima.
Mergulham até trezentos metros de profundidade e respiram de cinco em cinco minutos. Os golfinhos comunicam através dos sons. Eles podem produzir setecentos sons por segundo.
Andam sempre em grupo para se protegerem, para brincarem e para se alimentarem. Os golfinhos utilizam a bossa sobre a testa para dirigirem os sons. Respiram por um buraco que têm no cimo da cabeça, por isso, quando respiram, põem a cabeça fora da água.
Vivem no mar e quando vêem barcos, como gostam de brincar, saltam sobre as ondas.
Também há golfinhos em Portugal, no estuário do rio Sado.

Telma 4º ano





Os golfinhos fazem parte da família dos Cetáceos. Há alguns Cetáceos com um aspecto semelhante ao golfinho mas que possuem características diferentes, como por exemplo o Narval, o Boto, o Cachalote e o golfinho do Amazonas.
A vida deles é passada no mar ou em rios sem poluição. A cauda funciona como uma mola porque é tão forte que até ajuda o golfinho a erguer-se a 5 metros de altura da superfície da água.
A vida do golfinho, no mar ou em rios, é passada sempre em grupo:
1º - Sente-se mais protegido;
2º - Brinca com os outros companheiros;
3º - Caça com mais facilidade.
Os golfinhos dão saltos para fora de água para fugirem aos inimigos ou então para reunirem os cardumes de peixes “chapinhando” e batendo ruidosamente na água.
Mais uma coisa: sabem que os golfinhos têm 200 dentes e um grupo pode ter 1000 elementos?
Ainda há mais uma coisinha. Os golfinhos só podem ter uma cria e a cria desenvolve-se dentro da barriga da “progenitora”, ou seja, da mãe.
Os golfinhos são simpáticos mas também podem ser perigosos.
O golfinho comunica entre si através da eco-localizaçao, que é uma onda sonora, tem um nariz de garrafa e respira por um orifício no cimo da cabeça.


Lucélia 4º ano