terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O Ensino da Compreensão de Textos Informativos


A vida dos golfinhos

Os golfinhos, tal como os seus primos, as orcas e os cachalotes, são cetáceos.
Têm quatro barbatanas que lhes permite nadar depressa e dar saltos a cincos metros de altura fora de água. Vivem em grupos junto á superfície, onde caçam peixes e lulas.
Os golfinhos são muito inteligentes. Têm uma pele lisa e escorregadia.
Alimentam-se de lulas, camarões e peixes. Os golfinhos têm duzentos dentes, cem em baixo e cem em cima.
Mergulham até trezentos metros de profundidade e respiram de cinco em cinco minutos. Os golfinhos comunicam através dos sons. Eles podem produzir setecentos sons por segundo.
Andam sempre em grupo para se protegerem, para brincarem e para se alimentarem. Os golfinhos utilizam a bossa sobre a testa para dirigirem os sons. Respiram por um buraco que têm no cimo da cabeça, por isso, quando respiram, põem a cabeça fora da água.
Vivem no mar e quando vêem barcos, como gostam de brincar, saltam sobre as ondas.
Também há golfinhos em Portugal, no estuário do rio Sado.

Telma 4º ano





Os golfinhos fazem parte da família dos Cetáceos. Há alguns Cetáceos com um aspecto semelhante ao golfinho mas que possuem características diferentes, como por exemplo o Narval, o Boto, o Cachalote e o golfinho do Amazonas.
A vida deles é passada no mar ou em rios sem poluição. A cauda funciona como uma mola porque é tão forte que até ajuda o golfinho a erguer-se a 5 metros de altura da superfície da água.
A vida do golfinho, no mar ou em rios, é passada sempre em grupo:
1º - Sente-se mais protegido;
2º - Brinca com os outros companheiros;
3º - Caça com mais facilidade.
Os golfinhos dão saltos para fora de água para fugirem aos inimigos ou então para reunirem os cardumes de peixes “chapinhando” e batendo ruidosamente na água.
Mais uma coisa: sabem que os golfinhos têm 200 dentes e um grupo pode ter 1000 elementos?
Ainda há mais uma coisinha. Os golfinhos só podem ter uma cria e a cria desenvolve-se dentro da barriga da “progenitora”, ou seja, da mãe.
Os golfinhos são simpáticos mas também podem ser perigosos.
O golfinho comunica entre si através da eco-localizaçao, que é uma onda sonora, tem um nariz de garrafa e respira por um orifício no cimo da cabeça.


Lucélia 4º ano

Sem comentários: