segunda-feira, 27 de outubro de 2008

VISITA DE ESTUDO À PANIFICAÇÃO DE RORIZ

Começámos por ver todo o tipo de máquinas usadas no fabrico do pão. Estava tudo muito resguardado com grandes e fortes plásticos.Não pode haver qualquer objecto de madeira. Tudo é metálico. A torneira funciona através de um pedal existente no chão.


A farinha é pesada e a água é calculada por uma máquina em função do peso da farinha.



Os três tipos de farinha usdos no fabrico do pão: milho, trigo e centeio.É uma "batedeira" gigante que amassa tudo muito bem.


Quando a massa estiver quase pronta junta-se o fermento, que a faz levedar. O fermento não gosta de ser muito mexido, por isso é o último ingrediente a ser adicionado.

No final, a massa é colocada num tampo, pesada em porções iguais e amassada em pequenas "bolinhas",


que, depois, tomam a forma de uma pizza. São colocadas num tabuleiro redondo e postas numa máquina que separa a massa em pequenos pãezinhos.
Esses bocadinhos de massa, para serem golpeados, podem ter dois destinos: ou entram numa máquina que faz esse trabalho, ou ...
...é o padeiro que o faz manualmente.
Em seguida, a massa vai a levedar para uma estufa aquecida a vapor de água.


Retirada da estufa, a massa ainda não está pronta. Deve passar algum tempo no frio, dentro de uma câmara própria para o efeito. Só então estará pronta para ir ao forno.

Enquanto o forno cozia o pão, vimos como funcionava a máquina de fazer amassa folhada. São muitas, as voltas que a massa dá.

Entretanto, o nosso pãozinho ficou pronto. Que cheirinho!
E que saboroso!...


Sem comentários: